terça-feira, 10 de novembro de 2015

A Matemática é para sempre! - Eduardo Sáenz de Cabezón

Com humor e charme, o matemático Eduardo Sáenz de Cabezón responde a uma pergunta que tem assolado os cérebros de alunos entediados em todo o mundo: Para que serve a matemática? Ele mostra a beleza da matemática como a espinha dorsal da ciência - e mostra que os teoremas, não os diamantes, são para sempre. Em espanhol, com legendas em inglês e português.



terça-feira, 27 de outubro de 2015

A Matemática junto a Campanha: Outubro Rosa e Novembro Azul

Profª Joyce Christina Miguel Constâncio
EE Prof. Nelson Alves Tremura

Os meses de outubro e novembro, tradicionalmente, caracterizam-se por campanhas de prevenção ao câncer.
A EE Prof. Nelson Alves Tremura trabalhou o tema, através de várias atividades interdisciplinares.
Em Matemática, a professora Joyce Christina Miguel Constâncio desenvolveu o tema de prevenção ao câncer, aliando com os conteúdos matemáticos. Através do software Geogebra, os alunos construíram o Laço Rosa, símbolo do combate ao câncer de mama. Para a construção do Laço, foi utilizada a fórmula da curva de Renê Descartes: x^3+y^3-3axy=0
Usando conteúdos e informações, os alunos elaboraram, além do Laço Rosa, cartazes alusivos ao tema e demonstraram a importância e a possibilidade de se desenvolver temas transversais também na disciplina de Matemática.










sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Matemática não é resumida em regras, diz vencedor de "Nobel"

“Um campo de conhecimento humano que data dos primórdios da civilização e que lida muito com a criatividade." Muitas pessoas relacionariam esta frase com a disciplina de história. No entanto, para Artur Avila, ela tem tudo a ver com a matemática.

“É uma criatividade muito informada que precisa ter uma base de conhecimento”, disse o matemático em entrevista a EXAME.com. “Assim como Picasso tinha que dominar o que já existia para criar coisas novas, os matemáticos precisam entender os problemas para os solucionarem."

Ganhador da medalha Fields de matemática (apelidada de "Nobel da matemática"), Avila pode ser considerado um prodígio. Com 21 anos, ele já estava terminando seu doutorado em matemática no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, e se preparava para começar seu pós-doutorado na França.

Agora, com 36 anos, o matemático vive entre Paris e Rio de Janeiro, e trabalha como pesquisador no IMPA e no Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica. Nesta semana, Avila veio a São Paulo para participar do EXAME Fórum deEducação.

Desde 2006 no país, Avila acredita que as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) se desenvolveram muito nos últimos anos. “Nós já temos capacidade de fazer matemática em um nível internacional.”

Segundo ele, a principal diferença entre o Brasil e a Europa é a tradição. “No nosso país, a história deste campo é mais recente. Em Paris, por exemplo, já é uma engrenagem que está rolando há muito mais tempo.”

Apesar de atrasados em relação aos países mais ricos, o matemático afirma que comparado a outros locais em desenvolvimento, o Brasil está mais avançado nos estudos de CTEM. “Nós podemos estar atrás dos países desenvolvidos. Porém, estamos no caminho certo.”

A matemática é chata?

O Brasil é um dos países com mais baixo desempenho dos alunos em matemática. Segundo o principal exame internacional de educação básica, o Pisa, o país teve média de 391 pontos em 2013. Um aumento em comparação à média de 356 pontos em 2003.

No entanto, a melhora no desempenho não foi suficiente para tirar o Brasil das últimas colocações do ranking da Pisa -- está em 58º lugar, entre 65 países. Além disso, de acordo com a OECD, organização que elabora o exame, 67% dos alunos brasileiros não possuem o nível mínimo de matemática para competir no mercado de trabalho.

Porém, para Avila, o baixo desempenho dos alunos em matemática não é uma realidade apenas no Brasil, mas também em outros países. Segundo ele, a má fama da disciplina se deve ao modo como ela é ensinada.

“Os professores, geralmente, explicam a matemática de uma maneira enfadonha. Isso faz com que você se sinta um computador e totalmente sem vontade de aprender.”

Além disso, para o matemático, a disciplina ainda é muito discriminada. “Muitos acreditam que a matemática é resumida em regras. Elas existem, mas podem ser mais libertadoras e usadas para resolver problemas e gerar reflexões.”

Exceção dentro do sistema de ensino brasileiro, o matemático agora é um exemplo na área e espera que isso possa ser positivo para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.

“Espero que o meu reconhecimento sirva de papel para humanizar a matemática no Brasil e para mostrar que ela é algo vivo e necessário.”

Revista Exame - 16/09/2015

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

2ª Fase da OBMEP

O dia da 2ª fase da OBMEP está chegando. Professores, contagiem seus alunos classificados a participarem!!!

Para mais detalhes assistam o vídeo a seguir:



quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Alunos da Diretoria de Ensino de Votuporanga recebem medalhas da OBMEP em Cerimônia Regional

No último sábado, 22 de agosto, foi realizada a Cerimônia Regional de Premiação aos alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2014 na Unesp de São José do Rio Preto.

Os principais objetivos da OBMEP são:
·      Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas;
·      Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica;
·      Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas;
·      Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
·      Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas;
·      Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

No ano de 2014 participaram da 10ª edição da OBMEP cerca de 18 milhões de alunos; destes, 6500 foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze pelo seu desempenho. Das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Votuporanga, 8 alunos foram premiados, e além de receber as medalhas, estão participando do PIC (Projeto de Iniciação Científica) no IBILCE/UNESP, em São José do Rio Preto. Foram premiados, também, alguns professores e escolas da Região.

Alunos premiados:
Gabriela Trevisan Waideman – EE Prof. Geraldo Alves Machado
Daniel Vitor de Amorim Carvalho – EE Profª Sarah Arnoldi Barbosa
Beatriz Perreti da Silva – EE Profª Juraci Lima Lupo
Protázio Theodoreto Souza Guedes – EE Profª Uzenir Coelho Zeitune
Stefani da Silva Bezerra – EE Profª Enny Tereza Longo Fracaro
Suelen Vitoria Sangaletti Oliveira - EE Sebastião Almeida Oliveira
Vitor Hugo Dias Ferrara – EE Profª Sarah Arnoldi Barbosa
Matheus Augusto da Silva Santos – EE Profª Sarah Arnoldi Barbosa

Professores Premiados:
Maria Celi Cocolo Vila – EE Profª Sarah Arnoldi Barbosa
Cleide Antonia Francisco Pablos - EE Prof. Geraldo Alves Machado
Lígia Dalvane Samartino – EE Prof. Cícero Usberti
Fabiano Gonçalves Nicolau – EE Gentila Guizzi Pinatti

A segunda fase da OBMEP 2015 acontecerá no dia 12 de setembro, às 14h, em polos.
Para mais informações, acesse o site oficial da OBMEP http://www.obmep.org.br






terça-feira, 11 de agosto de 2015

sexta-feira, 26 de junho de 2015

A História da Matemática 3 - As Fronteiras do Espaço

Neste terceiro episódio da série, veremos que resolver problemas matemáticos ganhou status de competição no século XVI, com prêmios generosos para os vencedores. Nessa atmosfera competitiva, não é surpreendente que os matemáticos escondam zelosamente seus conhecimentos e, algumas vezes, se comportem muito mal. Girolamo Cardano ficou famoso por resolver as equações de terceiro grau, ou cúbicas - solução que lhe foi passada, sob promessa de sigilo por outro matemático, Nicolo Tartaglia. 

A França começa a desafiar a dominação italiana no campo da Matemática com René Descartes, que ligou álgebra e geometria, um passo decisivo que mudou para sempre o curso da disciplina. Ele foi seguido por um prodígio da Matemática, Pascal, que, aos doze anos, provou que a soma dos ângulos de um triângulo equivalem a dois ângulos retos. Pascal inventou uma calculadora mecânica e provou a possibilidade da existência do vácuo. 

Na Inglaterra, Isaac Newton desenvolveu o cálculo, quase na mesma época que Gottfried Leibniz, na Alemanha. A não publicação por parte de Newton de sua descoberta gerou uma longa disputa sobre a autoria, que prejudicou a evolução desse novo campo da ciência.


segunda-feira, 22 de junho de 2015

A História da Matemática 2 - O Gênio do Oriente

A série é uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia. É conduzida pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo esforço que faz para popularizar a Matemática.

O Ocidente muitas vezes esquece o grande legado matemático que recebeu das civilizações orientais. Muitas das descobertas da Matemática que transformaram o mundo em que vivemos nunca receberam o devido crédito. Esta é a história não contada dos matemáticos do Oriente que transformaram o Ocidente e deram à luz um novo mundo.

Na China, por volta de 200 a.C., a Dinastia Han estimulou estudiosos a compilar um livro conhecido como Os Nove Capítulos, que tentou recuperar e preservar para sempre as lições perdidas dos matemáticos chineses da antiguidade. O texto se dedica a resolver problemas práticos - do mundo real: como dividir terras e produtos, e como administrar trabalhos de construção.

A Índia foi a primeira civilização a desenvolver um sistema numérico com um símbolo para representar o zero - um dos grande marcos no desenvolvimento da matemática. Aryabhata (476 - 550 d.C.) produziu um método para encontrar o valor de Pi que gera seu valor verdadeiro mais acuradamente que qualquer outro método contemporâneo.

No século 7 d.C, estabeleceu-se um novo regime com centro em Bagdá, que pretendia se transformar na maior usina intelectual do mundo. Fundou-se um novo centro de ensino, chamado de A Casa da Sabedoria, que se tornou ponto-focal das tentativas de reunir o conhecimento matemático da Grécia, da Índia e da Babilônia.


terça-feira, 16 de junho de 2015

A História da Matemática 1 - A Linguagem do Universo

É o primeiro de quatro episódios da série, uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia. É conduzida pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo esforço que faz para popularizar a Matemática.


sexta-feira, 22 de maio de 2015

ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - Cronograma do ENEM 2015

ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e é uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio.

Os resultados dos alunos geram dados que são analisados pelo governo, para que seja possível melhorar as políticas públicas de educação, além de servir como um bom boletim de desempenho individual.


Cronograma do ENEM 2015

·         Início das inscrições: 25 de maio

·         Fim das inscrições: 05 de junho

·         Provas: 24 de outubro (Sábado) e 25 de outubro (Domingo)

·         Gabarito: 29 de outubro

·         Resultado: Janeiro/2016

quarta-feira, 6 de maio de 2015

10 de Maio - Dia das Mães

Sabemos que todo dia é Dia das Mães. Mulheres guerreiras, batalhadoras, que dão a vida por um ser que amam desde antes de conhecer.

Apreciem:

Como os filhos enxergam as mães


Expressa-te


6 de maio - Dia Nacional da Matemática

Nesta quarta-feira (6), comemora-se o Dia da Matemática, disciplina existente desde os tempos da pré-história. E, para celebrar a data, a Educação orientou as cinco mil escolas da rede a realizarem diferentes atividades com os números durante toda a semana. Jogos de raciocínio, disputa de teoremas e até concurso de frações fazem parte da programação. A ideia é que professores e coordenadores pedagógicos organizem as práticas em cada escola.
Em Valentim Gentil, por exemplo, os alunos da E.E. Prof. Cícero Usberti confeccionaram cartazes, elaboraram paródias, músicas e as apresentações serão na noite de hoje. Foram selecionados também filmes para os alunos assistirem em todos os períodos.
“O ensino da Matemática é a base para o aprendizado de inúmeras disciplinas, como a Física e Química. Os conceitos matemáticos também estão na realização de atividades do cotidiano. É fundamental incentivar o estudo e oferecer aos estudantes métodos mais criativos e eficientes. Por isso, na rede estadual, organizamos um currículo atento às necessidades dos alunos e colocamos à disposição do professor inúmeros cursos de formação e reciclagem”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
No último mês de fevereiro, a Educação divulgou as médias do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Os resultados em Língua Portuguesa e Matemática confirmam a melhora do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede em 2014.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Aventuras Currículo+

Queridos professores!

As Missões 2 e 3 do Aventuras Currículo+ já estão abertas no ambiente. 
Solicitamos que leiam com atenção as Orientações ao Professor no início de cada Missão. Na missão 2 do 6º/7º ano, fase 1, tem um jogo chamado "Números na Reta Numérica", onde apresenta números fracionários e números decimais. Os números decimais devem ser escritos com ponto e não com vírgula, conforme consta nesse material. 

Qualquer dúvida estamos a disposição!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dia Nacional da Matemática


No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática, que foi instituído pelo projeto de Lei nº 3.482/2004, em homenagem ao dia de nascimento de Malba Tahan.
A Equipe de Matemática da Diretoria de Ensino de Votuporanga sugere que as Unidades Escolares realizem atividades relacionadas a este dia.
Não se esqueçam de enviar as Boas Práticas para que possam ser compartilhadas.
Seguem sugestões de trabalho enviadas pela Equipe Curricular de Matemática da SEE/SP:



sexta-feira, 24 de abril de 2015

Projeto Aventuras Currículo+

Queridos Professores,

Seguem algumas informações importantes para o bom andamento das aulas do Projeto Aventuras Currículo+.

Instruções importantes:

1.       Ligar o servidor;
2.       Logar no servidor como professor 
3.       Ligar os computadores dos alunos;
4.       Disponibilizar aos alunos o RA com antecedência;
5.       Alunos deverão logar no computador com o número do RA, sem o dígito; e a senha será os 4 últimos números do RA;
6.       Abrir o navegador de internet e digitar aventuras.educacao.sp.gov.br
7.       Para acessar pela primeira vez na plataforma:
·         Login dos professores: CPF
·         Senha inicial: 123456
ü  Login dos alunos: RA (com 11 caracteres, completar com zeros à esquerda, se necessário)
ü  Senha: 123456
Importante: No primeiro acesso, é solicitada a troca de senha. Orientar aos alunos que anotem a nova senha.
8.       Assistir ao trailer com os alunos {testar o som antes, e decidir a melhor estratégia (datashow, caixa de som, fone de ouvido, etc)};
9.       Ler a carta para os alunos (abaixo do trailer há um link para carta convocatória);
10.   Imprimir com antecedência os materiais necessários:
·         folha de serviço: formulário em que o aluno registra os bônus obtidos na realização das atividades das missões (ela aparece já na fase 1 da missão 1)
·         arquivos secretos: são as folhas de atividades que aparecem a partir da fase 2 em matemática e da fase 3 em língua portuguesa, e que devem ser realizadas no papel.
Estes são alguns procedimentos básicos para o início das atividades, as quais o professor dará prosseguimento. Lembramos, ainda, a importância de o professor explorar a plataforma com antecedência.
Neste sentido, a equipe responsável pelo projeto na Diretoria estará disponível para atender os professores, no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Votuporanga, dirimindo eventuais dificuldades.
Plantão de Dúvidas: de 27 a 30 de abril, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h.

Esperamos ter ajudado na organização das aulas para o bom andamento do Projeto Aventuras Currículo+

Atenciosamente,

Equipe Responsável

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bem-vindos!

Queridos professores, sejam bem-vindos ao Blog de Matemática da Diretoria de Ensino de Votuporanga. Aqui, disponibilizaremos documentos importantes, bem como arquivos trabalhados em Orientações Técnicas.