Boas Práticas

VIVENDO O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

EE PROFª SARAH ARNOLDI BARBOSA 
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA 
Profº Adriano Rogério Barbato  

Projeto de ensino, desenvolvido com os alunos do 9ºANO C

JUSTIFICATIVA 

Sabemos que a Matemática é uma disciplina básica nos currículos de todos os graus, em todo o mundo, por várias razões a matemática é considerada difícil por muitos, desinteressante para outros, no entanto todos querem entender a matemática; é unânime a opinião que a matemática é importante, e mesmo fundamental para o mundo moderno e tecnológico. A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM elegeu o dia 06 de maio como o Dia Nacional da Matemática. Essa iniciativa teve o intuito de divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo contemporâneo, sua ligação com outras áreas de conhecimento e o de buscar derrubar mitos de que aprender essa ciência é privilégio de poucos. A data escolhida – 6 de maio – marca o centenário de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o MALBA TAHAN, matemático, educador e escritor brasileiro que muito contribuiu para o desenvolvimento da pedagogia da matemática entre nós, tanto ao exercer atividades de ensino e pesquisa como também as do ofício de escritor. Por tudo isso, o Congresso Nacional através do projeto de lei da Deputada Federal, Professora Raquel TeixeiraPSDB/GO (2004) institui O Dia nacional da Matemática a ser comemorado em todo território brasileiro. 

PÚBLICO ALVO 

Alunos do 9º ano C 

OBJETIVOS 

GERAL: 
 Estimular os alunos a aprender a comunicar-se matematicamente, ou seja descrever, representar e apresentar trabalhos com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecer relações entre ela e diferentes representações matemáticas: aritméticas, algébricas geométricas e estatísticas. Sabendo que a mesma está presente em todos os momentos e nas diversas áreas do conhecimento. 

ESPECÍFICOS: 
• Refletir sobre a importância da matemática na vida cotidiana; 
• Ler, interpretar e produzir textos matemáticos; 
• Formular e resolver problemas matemáticos através da investigação, cooperação e comunicação grupal; 
• Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações concretas; 
• Desenvolver a capacidade de investigar, entender novas situações matemáticas e construir significados a partir delas. 
• Perceber a sua importância nas diversas áreas do conhecimento e nas diversas profissões. 

METODOLOGIA 

Foi agendado a Sala de Informática para que os alunos primeiro pesquisem sobre Malba Tahan. Na sequência realizarão pesquisas no currículo mais sobre operações com polinômios no jogo “The wrecks factor” , disponível em :http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/the-wrecks-factor/. Este objeto digital de aprendizagem é um jogo, que colabora com a aprendizagem de fatoração algébrica. Conteúdo este referente nivelamento. Apresentando diversos níveis de dificuldade. Este é um tema que pode ser trabalhado a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, relacionando no caderno cinco diferentes expressos algébricas e suas formas fatoradas. Em seguida pesquisaram sobre a história dos 35 camelos de Malba Tahan, onde assistiram um vídeo animado ,opinaram e discutiram o assunto. AVALIAÇÃO Será realizada de forma contínua, observando a participação e a realização das atividades propostas. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/ http://www.infoescola.com/biografias/malba-tahan/ http://www.malbatahan.com.br/ 
https://www.youtube.com/watch?v=M4CvnsO5YD4 

Passagens:








"Concorrência à frente!"

Prof. Valmir Carlos Mininel
EE Profª Juraci Lima Lupo

 Com intuito de ir além do Currículo e preparar melhor meus alunos para o SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, Concurso Melhor Estudante Rotary Votuporanga, Vestibulinho ETEC e Instituto Federal de São Paulo, preparei um material com todas as questões de matemática que caíram nos vestibulinhos da ETEC - Escola Técnica Estadual de São Paulo/ Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza de 2007 ao primeiro semestre de 2016.
                Esse trabalho é realizado com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, onde tenho seis aulas semanais e duplas, portanto a cada aula dupla é passado uma atividade para a turma e depois corrigida. Essa atividade tem a mesma importância que qualquer outra em sala de aula, com recuperação contínua, intervenções, métodos diversificados, principalmente aqueles apresentados pelos alunos.
               Acredito que quanto mais atividades contextualizadas e de nível de conhecimento que esperam de nossos alunos lá fora, mais preparados estarão para a vida, continuidade aos estudos e o profissional. O papel de um professor é pensar no aluno mas não apenas no hoje e sim no seu futuro.



A Matemática junto a Campanha: Outubro Rosa e Novembro Azul

Profª Joyce Christina Miguel Constâncio
EE Prof. Nelson Alves Tremura


Os meses de outubro e novembro, tradicionalmente, caracterizam-se por campanhas de prevenção ao câncer.
A EE Prof. Nelson Alves Tremura trabalhou o tema, através de várias atividades interdisciplinares.
Em Matemática, a professora Joyce Christina Miguel Constâncio desenvolveu o tema de prevenção ao câncer, aliando com os conteúdos matemáticos. Através do software Geogebra, os alunos construíram o Laço Rosa, símbolo do combate ao câncer de mama. Para a construção do Laço, foi utilizada a fórmula da curva de Renê Descartes: x^3+y^3-3axy=0
Usando conteúdos e informações, os alunos elaboraram, além do Laço Rosa, cartazes alusivos ao tema e demonstraram a importância e a possibilidade de se desenvolver temas transversais também na disciplina de Matemática.












Prof. Valmir Carlos Mininel Gonzales
EE Sarah Arnoldi Barbosa

Utilizo a plataforma Currículo + da Secretaria de Estado da Educação DE São Paulo como forma de ampliar, recuperar e treinar o conhecimento da disciplina de Matemática com jogos on-line.
            Os alunos com dificuldades se empenham no aprender para poder participar ativamente dos jogos, pois estes fazem parte de seu dia a dia. Os alunos com menor nível de dificuldade se empenham para serem destaques entre o grupo e, com isso, todos saem ganhando. Tudo que é novo e condiz com a realidade do aluno vem para ampliar horizontes, auxiliar a prática do professor e o aprendizado.
Jogos aplicados até então:

Sigma Prime: Divisão em fatores primos.
Habilidade: Estabelecer relações entre números naturais tais como “ser múltiplo de” “ser divisor de” e reconhecer números primos e números compostos.
Colabora com a aprendizagem da divisão em fatores primos.

Rapid Math: Adição, subtração, multiplicação e divisão.
Habilidade: Saber realizar, de modo significativo, as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
Esse jogo requer que o jogador seja ágil na execução dos cálculos das operações fundamentais (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) de números naturais. O grau de dificuldade aumenta no decorrer do jogo.

Caçando raízes matemáticas: Raiz quadrada
Habilidade: Efetuar cálculos simples com valores de radicais.


Jogo da velha: Potenciação
Habilidade: Conhecer as propriedades de potências e saber realizar, de modo significativo, as operações com potências.
Sistematizar o conceito de potenciação.

Frações – jogo 1: Frações
Habilidade: Representar medidas não inteiras, utilizando frações.
Sistematizar a relação entre a forma fracionária e sua representação geométrica.

Labirinto da tabuada: Tabuada
Habilidades: Calcular o resultado de uma multiplicação de números naturais.

Ice: Adição e subtração por aproximação.
Habilidade: Saber realizar, de modo aproximado, as operações de adição e subtração.
Ajude os pinguins a atravessar o perigoso oceano patrulhado por baleias famintas. Use seus conhecimentos de estimação e aproximação para posicionar icebergs flutuantes, para que os pinguins possam pular de uma geleira para outra com segurança.

Memória Geométrica: Identificar formas planas e espaciais em situações do cotidiano e por meio de suas representações em desenhos e em malhas.

Sistematizar a relação entre uma figura geométrica e sua denominação.

Frações equivalentes: Frações equivalentes.
Habilidade: Representar medidas não inteiras utilizando frações.

Jogo da memória utilizando frações equivalentes. Este é um objeto que pode ser trabalhado em todos os anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Tem como foco o rápido raciocínio em relação à equivalência de frações.

Simetria com bolinhas: Simetria axial.
Habilidade: Identificar simetria axial e de rotação na leitura das representações dos objetos no dia a dia e das figuras geométricas.
Este objeto digital de aprendizagem trata de simetria. Nele é preciso posicionar todas as bolinhas de modo que formem uma imagem simétrica com dois eixos de simetria: uma reta vertical e outra horizontal. Este jogo pode ser utilizado durante as atividades desenvolvidas no volume 1, do Caderno do Aluno – 7º ano, do Ensino Fundamental, que trata da temática “Refletindo e girando com simetria”.

















DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA - EE Cícero Usberti

PROGRAMAÇÃO

O Dia Nacional da Matemática foi amplamente divulgado possibilitando a interação na comunidade escolar.
Os professores abordaram os conteúdos matemáticos de formas distintas, dando ênfase à sua importância cotidiana, aplicações práticas, utilidades tecnológicas, música, poesia e jogos, além de incentivar o protagonismo juvenil.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Bingo Matemático


Cartazes

Contos: Malba Tahan

Figuras Geométricas



Filme: Pato Donald no País da Matemática


Jogos Matemáticos


Livro: Emília no País da Aritmética

Murais




Tangran


ENSINO MÉDIO
Apresentação de Paródia


PARÓDIA SOBRE A MATEMÁTICA
EU POSSO CONQUISTAR TUDO QUE EU QUERO
MAS TENHO QUE APRENDER A CALCULAR
COM REGRAS DE SINAIS NA EQUAÇÃO
EU POSSO RESOLVER PROBLEMA DE VESTIBULAR
PENSOU QUE EU NÃO IA DAR CONTA DO RECADO
MAS O PROFESSOR ME AUXILIOU
EU SIGO EM BUSCA DOS RESULTADOS
USOU A FÓRMULA GERAL PARA PODER ENCONTRA-LAS
AS RAIZES QUADRADAS E AS POTÊNCIAS
AS HIPOTENUSAS E AS FRAÇÕES
TUDO ISSO VAMOS ENCONTRAR NA APOSTILA
MATEMÁTICA PODE TE AJUDAR
PODE ATÉ SER CHATO CALCULAR
MAS NO FUNDO REALMENTE VOCE VAI PRECISAR
COM MUITOS REQUISITOS
FICA DIFICIL, MAS MESMO ASSIM EU VOU ME ESFORÇAR.
E QUEM FOI QUE DISSE O VALOR DE X PRA VOCÊ
EU SÓ QUERO SABER
COM MUITA TEORIA DEIXA FLUIR
FAZ NATURALMENTE QUE VAI CONSEGUIR
CONTA DESSE TIPO EU USO, MAS NÃO É FACIL CONCLUIR.

Bingo

Elaboração de Cartazes





Exibição de Filmes: Mimi Leder
                                   Mentes que Brilham
                                    Nenhum a menos
                                    Uma Mente Brilhante
Jogos matemáticos





Leitura do Poema: A matemática é um determinante em sua vida e o quociente – Desenvolvendo as Competências Leitora e Escritora.

Trabalhos Manuais: Simetria



4 comentários:

  1. Espero que a dica seja útil. Quando lanço o desafio de um torneio, ou seja, oferecendo uma premiação, a aula tem um resultado extraordinário.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se fiz algo errado, pois estou visualizando apenas o comentário e não a divulgação de boas práticas que digitei. Se não aparecer para ninguém, favor me avisar que redigito.

    ResponderExcluir
  3. A Karina me passou esse link, porém não sei como divulgar boas práticas pelo Blogger, alguém poderia me auxiliar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Valmir,
      As boas práticas devem ser enviadas para o email devtpnpe@educacao.sp.gov.br
      Atenciosamente

      Excluir